dez 11

Meditação — Porque Meditar?

Meditação

A arte da med­i­tação é o méto­do mais anti­go para tran­quil­izar a mente e relaxar o cor­po. A med­i­tação é, em essên­cia, o treina­men­to sis­temáti­co da atenção. Ela tem como obje­ti­vo desen­volver a capaci­dade de con­cen­tração e enrique­cer nos­sa per­cepção.

Talvez o prin­ci­pal efeito da med­i­tação seja pro­por­cionar ao seu cor­po um repouso pro­fun­do, enquan­to sua mente se man­tém aler­ta. Isto faz baixar a pressão san­guínea e diminuir o rit­mo do coração, aju­dan­do seu cor­po a se recu­per­ar do estresse. Muitos médi­cos usam a med­i­tação como parte do trata­men­to de dis­túr­bios como a hiperten­são, dores de cabeça, dores nas costas, prob­le­mas de ansiedade, e para con­tro­lar ou diminuir dores crôni­cas.

O repouso pro­fun­do prop­i­ci­a­do pela med­i­tação traz out­ro bene­fí­cio: ele reforça o sis­tema imunológi­co que é a defe­sa do seu organ­is­mo con­tra bac­térias, vírus e câncer. Talvez o efeito mais impor­tante da med­i­tação seja a paz inte­ri­or, um refú­gio onde você pode escapar da tur­bulên­cia do seu dia-a-dia. O hábito de med­i­tar diari­a­mente vai lhe aju­dar a desli­gar-se do estresse e trará cal­ma e ener­gia para você enfrentar mel­hor os desafios que vêm pela frente e tam­bém alin­har seus chakras da for­ma dev­i­da­mente cor­re­ta.

Med­i­tação

Um momento consciente

Um momen­to con­sciente

Como relaxar para meditar?

  • Visu­alizar uma pais­agem que você con­heça ou não. Crie o máx­i­mo de detal­h­es pos­sív­el e sin­ta-se nesse lugar.
  • Imag­i­nar que você está em uma sala preenchi­da por luz azul. Você inspi­ra essa luz, deixa que ela relaxe seu cor­po e a devolve para o ambi­ente expi­ran­do.
  • Sen­tir-se flu­tuan­do no espaço tal qual uma ave.
  • Em cer­tos casos pode começar a se con­cen­trar no seu próprio couro cabe­lu­do e a lig­ação entre os fios de cabe­lo com o mes­mo.

Você se pergunta: Por quanto tempo devo meditar? E quando? Devo praticar vinte minutos pela manhã e à noite, ou é melhor fazer várias sessões curtas, ao longo do dia?

Sim, é bom med­i­tar durante vinte min­u­tos, mas isso não sig­nifi­ca que vinte min­u­tos é o lim­ite. A questão não é por quan­to tem­po você vai med­i­tar, a questão é saber se a med­i­tação de fato lhe traz cer­to esta­do de pre­sença men­tal em que você está um pouco aber­to e pode entrar em con­ta­to com a essên­cia do seu coração. E cin­co min­u­tos de práti­ca sen­ta­do, ple­na­mente con­sciente, têm val­or muito maior do que vinte min­u­tos de cochi­lo!

Uma outra dúvida que surge é qual o tempo de prática da meditação?

Não existe um pra­zo. Pode ser por sua vida inteira, por anos, por meses. Sug­e­r­i­mos que ela seja prat­i­ca­da por toda a sua vida, pois assim os bene­fí­cios espir­i­tu­ais se ampli­am, se con­sol­i­dam e se man­tém numa fre­quên­cia vibra­cional ele­va­da e per­ma­nente. Out­ra questão: é mel­hor dez min­u­tos de boa med­i­tação, do que duas horas de med­i­tação incon­stante, não relax­a­da, não conec­ta­da, não inseri­da num con­tex­to de ele­vação espir­i­tu­al.

A med­i­tação trás muitos resul­ta­dos!

Um momento consciente

Apren­da a med­i­tar

Afinal meditar trás resultados? Os resultados!

Afi­nal, por que med­i­tar? As respostas obti­das na per­gun­ta aber­ta sobre como os prat­i­cantes percebem que a med­i­tação se reflete nas suas vidas indicam que eles exper­i­men­tam e man­têm a práti­ca med­i­ta­ti­va porque sen­tem uma série de resul­ta­dos pos­i­tivos, que abrangem difer­entes âmbitos de sua vida. Foram cita­dos bene­fí­cios emo­cionais, cog­ni­tivos, físi­cos, espir­i­tu­ais e soci­ais, porém pre­dom­i­naram as respostas rela­cionadas às áreas cog­ni­ti­va e emo­cional, as quais apre­sen­taram per­centu­ais mais altos.

Consigo aprender a meditar rápido?

Como todos, nós temos um cer­to perío­do de tem­po até que chegue­mos ao topo de qual­quer apren­diza­do em nos­sas vidas, porém, pos­so indicar a vocês um óti­mo cur­so para que você con­si­ga apren­der a med­i­tar de for­ma efi­caz e tam­bém ráp­i­da. CONFIRA ABAIXO:

QUERO APRENDER A MEDITAR

Incen­sos

 

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